Dicas para o mediador de leitura

por João Bosco Bezerra Bonfim

Artes Verbais, Literatura de Cordel, Discurso, Letramento Literário, Narrativas, Poesia


Estas dicas, gravei para a EBC no dia da Feira de Troca do Livro Infantil.

Para uma compreensão mais completa, conheça o meu Jogo do Mediador de Leitura. E também o Jogo do Mediador de Leitura – instruções adicionais.

Consta de 11 cartas com instruções. E 10 cartas com habilidades. Pode ser montado assim: imprima-se frente e verso de tal modo que a instrução 1 fique no verso da habilidade 1, e assim por diante. Em cada folha A4 pode-se imprimir quatro cartas.
De posse de uma narrativa, e com o auxílio do jogo, o mediador de leitura pode ir seguindo os passos. O ideal é que, primeiro, o mediador jogue ele mesmo: ou seja, siga as instruções e consulte as habilidades que estão envolvidas em cada um dos passos. Assim estará mais bem preparado.
O segundo é o jogo do mediador de leitura – instruções adicionais. Como o nome diz, são informações a mais para potencializar a compreensão do mediador. E possibilitar a ele algumas ferramentas de interpretação.

Este material original foi produzido por mim e está protegido pela Lei do Direito Autoral. Mas seu uso para fins educacionais está liberado. Peço apenas que citem a autoria.

Produção: Marilda de Fátima dos Santos Bezerra

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook Email

About João Bosco Bezerra Bonfim

Poeta, pesquisador de linguística e literatura. Mora em Brasília, DF, Brasil. Autor de mais de vinte livros: análise de discurso, poesia, literatura infantojuvenil, cordéis. Nasceu na Barra do Riacho Seco, município de Novo Oriente, Ceará, em 1961. Reside em Brasília desde 1972. Professor de literatura, mestre e doutor em linguística, na área de análise do discurso. Ministra oficinas para mediadores de leitura; faz leituras públicas de suas obras; participa de eventos literários em todo o Brasil.

Nenhum comentário ainda... Seja o primeiro a deixar uma mensagem!

Deixe uma mensagem